4 dicas para tirar seu nome da lista dos inadimplentes do SERASA

Shutterstock

O Serasa Experian dá dicas de como limpar o seu nome e deixar de ser um dos 61 milhões de brasileiros com nome sujo na praça.

Sessenta e um milhões de brasileiros estão na lista de inadimplentes. O número é considerado o maior da história e tem como base o início do levantamento, em 2012. O desemprego e a grave recessão econômica seriam os principais motivos.

Segundo a Serasa Experian, somente em maio deste ano, aproximadamente 900 mil brasileiros tornaram-se inadimplentes. No mesmo mês no ano passado, o número era de 59,5 milhões de pessoas.

A consultoria destacou que com a inadimplência diminui o acesso ao crédito pelos consumidores, além de desorganizar a vida financeira das famílias.

Por conta disso, a Serasa Experian deu dicas para quem quer pagar as contas atrasadas:

1. Prepare-se antes de renegociar

Coloque na ponta do lápis todas as despesas fixas e as contas já assumidas ou previstas. Assim, é possível saber o quanto está disponível para pagar a nova dívida que será renegociada, escolhendo quais as condições e formas de pagamento que melhor se encaixam no orçamento

2. Renegocie as dívidas

Isso deve acontecer de maneira que as novas parcelas da renegociação caibam no bolso e quando somadas aos débitos já existentes (desconsidere o imobiliário!), não ultrapassem 20% da renda mensal.

3. FGTS

O consumidor inadimplente com direito ao resgate do FGTS deve utilizar ao menos parte do valor recebido para quitar dívidas pendentes.

4. Use crédito mais barato para pagar dívidas mais caras

Um crédito consignado poderá ser a saída para as parcelas atrasadas do cartão de crédito ou do cheque especial, por exemplo.

Fonte: Portal no Varejo

Compartilhe:

Deixe seu recado

Deixe seu recado