Facebook Comerciários Salvador Twitter Comerciários Salvador Feed Comerciários Salvador
buscar
Comerciários de Salvador
Início > Lula e Dilma se banham nas águas do São Francisco

20/03/2017 - 15:03

Lula e Dilma se banham nas águas do São Francisco

dilma-lula107268

Ricardo Stuckert

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursou, na tarde deste domingo (19), no ato da inauguração popular da transposição na cidade de Monteiro, na Paraíba. Com ele estava presente também a presidenta eleita Dilma Rousseff. Ambos foram agraciados com a medalha Epitácio Pessoa – a mais alta comenda do estado. Antes de subir ao palanque na praça central da cidade, Lula se banhou, junto com Dilma, nas águas do rio São Francisco.

Em seu discurso, Lula relembrou a infância pobre no interior nordestino. “Eu sei o que é colocar lata d’água na cabeça, de água suja. Eu vivi isso e por isso sabia que o povo precisava de água limpa”, falou. “Tenho muito orgulho de ter tido a coragem de ter iniciado esse projeto. Todos os presidentes anteriores sempre prometiam a transposição mas o governo do PT foi o único a ter coragem de realizar a obra. Nós – Dilma, eu Ricardo e muitos outros governadores – somos pai, mãe, tios e sobrinhos da transposição do São Francisco”, afirmou.

Lula afirmou, ainda, que a chegada das águas não significa que o problema da seca esteja resolvido.”Ainda tem gente morrendo de sede na beira do rio, morrendo na beira do açude. A água chegou, mas é preciso levar pra adutora, tratar e levar até a torneira. Isso tem que ser cobrado do governo federal para que a água chegue a pequenas comunidades, a quilombolas, e não apenas a grandes fazendeiros”, disse.

“Obra estava praticamente concluída quando saí do governo”, diz Dilma

Ao discursar para a população de Monteiro, a ex-presidente Dilma Rousseff falou do processo de impeachment e dos ganhos conquistados durante os governos do PT, criticou reformas do governo Temer, como a trabalhista e da Previdência, e rebateu críticas sobre os atrasos para a entrega da obra de transposição.

“Essa é uma obra que estava praticamente concluída quando eu saí do governo”, disse ela. “O rio São Francisco está nos ajudando a lavar a alma do povo brasileiro. O presidente Lula deixou o projeto da transposição pronto e eu tenho a honra de ter dado prosseguimento”. Em diversos momentos, a ex-presidente foi interrompida por gritos de ‘Fora Temer’.

O governador do Estado, Ricardo Coutinho, disse que as “elites políticas” tentaram impedir a transposição a qualquer custo. “Essa obra não poderia ser realizada por membros daquela elite que governava este país. Tinha que ser um homem do povo para fazer. O que está diante de nós é uma coisa chamada libertação, que veio com essas águas. O povo sabe o que quer; ninguém sai de casa embaixo de sol para vir a um evento desses para nada. Vamos restaurar a liberdade democrática deste país “, disse.

Fonte: Portal Vermelho

Compartilhe

  • Email

Relacionados

Email
Print
WP Socializer Aakash Web