No Outubro Rosa, sindicato faz uma roda de conversa sobre a prevenção do câncer de mama

O Sindicato dos Comerciários adere, mais uma vez, ao movimento que busca conscientizar as mulheres sobre a prevenção do câncer de mama, internacionalmente conhecido como Outubro Rosa. O nome da campanha faz referência ao laço rosa que simboliza a luta contra a doença, uma das que mais matam mulheres todos os anos.

O câncer de mama é uma doença silenciosa e agressiva, causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos, alguns com desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos. Em grande parte dos casos, quando a enfermidade é detectada em fases iniciais, há mais chances de tratamento e cura. Todas as mulheres, independentemente da idade, podem conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas.

“Para informar e alertar as trabalhadoras e os trabalhadores sobre os riscos, características e medidas de prevenção do câncer de mama, a Secretaria de Gênero do Sindicato, realizará no dia 25 de outubro (quarta-feira), às 9h, no Espaço Cultural dos Comerciários, um debate com a presença do NASPEC – Núcleo Assistencial para Pessoas com Câncer, que orientará as mulheres no combate e na prevenção da doença”, frisa Rosemeire Correia, secretária de Gênero do Sindicato.

NÚMEROS NO BRASIL

O câncer de mama é o segundo tipo de tumor mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, excluindo-se o câncer de pele. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), a estimativa é de 60 mil novos casos por ano em mulheres cada vez mais jovens. Quanto mais cedo o diagnóstico, mais chances de cura. A entidade informa que, quando descoberto no início, há 95% de probabilidade de recuperação total.

Por isso, o mês de outubro tornou-se símbolo da luta pela prevenção e tratamento. O Ministério da Saúde registra um crescimento de 35% na realização de exames, que passou de 3 milhões, em 2010, para 4,1 milhões em 2016. Até julho deste ano, foram realizados um total de 2,1 milhões de testes.

Para a prevenção do câncer de mama é importante realizar o autoexame, apalpando as mamas, que a própria mulher deve fazer mensalmente a partir dos 20 anos de idade. Esse autoexame deve ser feito entre o quarto e o sexto dia depois do fim do fluxo menstrual. As mulheres que não menstruam devem escolher uma data para fazer a avaliação.

 

Compartilhe:

Deixe seu recado

Deixe seu recado