Estudo aponta queda no desemprego em Salvador e RMS

Registrou-se o mesmo movimento para a taxa de desemprego aberto, que passou de 13,2% para 12,8%, e a de desemprego oculto, que passou de 4,9% para 4,7%. Em setembro, o contingente de desempregados foi estimado em 325 mil pessoas, 10 mil a menos que no mês anterior. Esse resultado deveu-se ao aumento na ocupação (19 mil pessoas) superior ao crescimento na PEA (9 mil). O contingente de ocupados aumentou em setembro (1,3%), passando de 1.513 mil para 1.532 mil pessoas.

Segundo os principais setores de atividade econômica analisados, houve crescimento no setor de Serviços (27 mil ou 2,9%), de Construção (3 mil ou 2,0%) e no Comércio e Reparação de Veículos Automotores e Motocicletas (3 mil ou 1,1%) e reduziu o número de ocupados na Indústria de Transformação (11 mil ou 8,3%).

Desde julho, Seade e Dieese deixaram de divulgar indicadores e análises para o conjunto dos mercados de trabalho na região metropolitana. Segundo as entidades, a situação decorre da interrupção momentânea das operações de coleta e tratamento de informações domiciliares no Distrito Federal e na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Compartilhe:

Deixe seu recado