Bahia lidera em geração de empregos formais no Nordeste

Principais motores do desenvolvimento, as cidades do interior apresentam efetiva participação no incremento da economia local, gerando aproximadamente quatro vezes mais empregos que a Região Metropolitana de Salvador. “Estamos vivenciando na Bahia um momento de investimentos das grandes empresas em diferentes segmentos, o que eleva a criação de empregos na região. Tivemos no primeiro semestre um cenário de ampliações e startups com significativa elevação na empregabilidade, principalmente em bens de consumo”, analisa Adriano Barreto, Associate & Partner da Asap, consultoria especializada na busca e seleção de executivos.

Na esteira desse crescimento, a expansão no segmento bancário pelo Nordeste chega à Bahia com a abertura de novas agências de grandes players multinacionais, gerando contraponto ao mau momento enfrentado pelos setores industriais. “O Norte e o Nordeste como um todo tem atraído a atenção das empresas quando o foco é expandir os negócios a níveis nacionais. A elevação da renda média, por exemplo, é um dos fatores que estimulam a chegada das companhias”, comenta Barreto.

A estimativa para os próximos anos já é de retomada da força de trabalho da indústria com grandes obras de infraestrutura, como é o caso do Porto Sul de Ilhéus, que recebeu recentemente a licença ambiental para iniciar a construção. “Será o maior projeto portuário do país e isso naturalmente vai atrair muitos investimentos para o Estado”, conclui o headhunter.

Fonte: Tribuna da Bahia

 

Compartilhe:

Deixe seu recado