Campanha salarial 2015 toma as ruas e comércio de Salvador

A categoria exigiu também valorização e ambiente de trabalho decente que não adoeça os trabalhadores. “Nós queremos a valorização dos salários, construção de creches e todos os domingos pagos”, destacou Jaelson Dourado, presidente do Sindicato, que falou ainda das situação das creches municipais na cidade. “É inadmissível o comportamento do prefeito, que recebeu verba para a construção de creches e devolveu o dinheiro para a União”.

Supermercados

Na ocasião, os trabalhadores dos supermercados também lançaram sua campanha. “Estamos juntos. Seja no setor lojista ou nos supermercados. Este ano não tem choradeira. O comércio e a inflação cresceram e não tem choradeira. Os patrões tem motivos e razões suficientes para dar um reajuste digno para os trabalhadores.”, afirmou Adilson Alves presidente do Sintrasuper.

Mobilizações

As mobilizações estão apenas começando e as manifestações vão atingir todo o comércio da cidade devido a intransigência dos patrões, que nas duas rodadas de negociações ofereceram apenas 7,68% de aumento e não aceitam discutir as demais exigências. A secretária de gênero do Sindicato, Cherry Almeida, lembrou das ações que serão realizadas para cobrar creches. “Em 2015 vamos pressionar o patronal e o Sesc para construírem creches nas áreas de maior movimento do comércio como Iguatemi, Av. Sete, a própria região do comércio, onde há tantos casarões abandonados que poderiam ser recuperados e usados com esta finalidade. O prefeito devolveu a verba e nós vamos continuar cobrando”.

Fec Bahia e outros apoios

A Federação dos Trabalhadores do Comércio (FEC Bahia) apoiou a atividade e lembrou que os trabalhadores precisam de universidades para ascenderem intelectual e profissionalmente.  “Os comerciários precisam do ensino superior para se qualificarem e cada vez mais ocupar espaços no comércio e no mercado de trabalho. Como direção da FEC vamos trazer os sindicatos filiados para fazer esta campanha de uma forma coletiva.”, completou Antonio Suzar. O evento contou também com o apoio da Central dos Trabalhadores do Brasil na Bahia, União Brasileira de Mulheres e União dos Estudantes Secundaristas.

Até o dia 27 estão programadas atividades nos shoppings, supermercados e comércio de rua da cidade. Confira a programação:

23/3 – 7h30 – Shopping Salvador – 9h30 – supermercados da região (Gbarbosa, Costa azul, Rede mix Imbuí e Extra Rótula);

24/3 – 7h30 – Shopping Barra – 9h30 – supermercados da região ( Bompreço LJ 15, Hiper Ideal Barra, Bompreço 71 e Bompreço da Garibaldi;

25/3 – 9h – lojas de autopeças – Bx de Quintas – 10h – supermercados Extra Rótula, Atacadão Rótula , Mix Bahia Pernambués.

26/3 – 7h30 – Salvador Norte Shopping – 10h – supermercados da reagião: Bompreço – SSA Norte, Mercado Bahia São Cristóvão, Ebal São Cristóvão e Mercado Sodré)

27/3 – 7h30 – Shopping Paralela – 10h- caminhada em Pau da Lima e ações nos supermercados: Gbarbosa , Forte, Ebal e Max Mercado até 12h.

Compartilhe:

Deixe seu recado

Deixe seu recado