Comerciárias se unem para combater o câncer de mama

Na ocasião, cerca de 6mil pessoas tiveram acesso a informações sobre como detectar a doença, onde procurar ajuda e quais os exames a serem realizados. No local foram instalados standes com fisioterapeutas, nutricionistas e enfermeiros, que ofereceram massagens, auferimento de pressão arterial e avaliação de massa corpórea.

Ações nas empresas
A saúde dos trabalhadores sempre fez parte das bandeiras de lutas do Sindicato que, além da participação na caminhada, realizou palestras, debates e seminários de saúde que abordaram o tema dentro das comemorações ao Dia do Comerciário. “Estamos realizando atividades nas empresas para conscientizar a comerciária quanto a importância do auto exame e da mamografia. Vamos também buscar com as autoridades um olhar especial para a doença porque as mulheres tem dificuldades de realizar os exames.”, falou Cherry Almeida, secretária de gênero.

Naspec
O Naspec disponibiliza 70 leitos em Salvador para receber pacientes da capital e do interior do estado com atendimento médico, psicológico, jurídico e social. Segundo Romilza Medrado, fundadora do Núcleo, as atividades de conscientização duram o ano todo. “Nossas ações acontecem o ano inteiro. O Outubro Rosa é um movimento de visibilidade e de convocação dos governantes, população e empresários da área de saúde para a importância da doença”.

Auto exame
O auto exame é a forma mais simples de detectar a doença e pode salvar vidas, foi o que aconteceu com a bancária Graça Gomes, que foi submetida a uma mastectomia radical e hoje está livre da doença. “Hoje o conselho que dou a todas as mulheres é que cuide-se e previna-se, faça o exame de toque, visite regularmente o médico e faça mamografia. O câncer de mama está aí para qualquer pessoa, inclusive para os homens, que são hoje 1% dos casos. “

UBM e CTB
Representantes da União Brasileira de Mulheres (UBM) e da Central de Trabalhadores do Brasil (CTB) também prestigiaram o evento. “Atuamos junto aos trabalhadores e trabalhadoras também no sentido de alertá-los para os cuidados com a saúde”, completou Rosa Sousa, secretária da CTB e da UBM.

Compartilhe:

Deixe seu recado