Comerciários comemoram vitória no feriado de 21/4

A falta de acordo também resultou em multa no valor de R$10mil por cada loja aberta no feriado de sexta-feira Santa (29/3). Durante as atividades para impedir a abertura, os comerciários do Salvador Shopping deram uma grande demonstração de união. Com a ajuda do Sindicato, realizaram um abaixo assinado e mobilizaram a categoria nas redes sociais para participar da manifestação dentro do Shopping Salvador no feriado da Semana Santa.

Desde o lançamento da campanha salarial 2013, em fevereiro, o Sindicato vem realizando manifestações no comércio de Salvador porque os empresários insistem em deixar brechas na Convenção Coletiva para abrir as portas em datas como sexta-feira Santa, carnaval e São João e assim prejudicar os trabalhadores, que são obrigados a abrir mão da vida social e familiar para trabalhar de graça e enriquecer os patrões.

Para tentar derrubar as duas Liminares, os empresários se basearam nas mudanças ocorridas na súmula 277, que preveem continuidade no acordo anterior caso não seja assinado um novo. “Se querem utilizar a Convenção Coletiva de 2012 para abrir as lojas em domingos e feriados, também vão ter que reajustar os salários com os percentuais conquistados no ano anterior. A Convenção Coletiva de 2012 venceu em 28/02/2013 e sem acordo coletivo o comércio não poderá abrir nestas datas.”, afirmou Jaelson Dourado, presidente do Sindicato.

“Nas últimas negociações avançamos nas cláusulas econômicas e garantimos ganhos reais acima da inflação, mas precisamos avançar também nas cláusulas sociais. O fechamento do comércio no feriado de 21 de abril e a multa aplicada pela abertura no feriado de sexta-feira Santa são demonstrações de que a categoria está unida e fortalecida. Vamos continuar a luta e exigir respeito aos nossos direitos. É hora de intensificar as manifestações e paralisações.”, completou Dourado.

 

Compartilhe:

Deixe seu recado