Comerciários em caminhada pelo Outubro Rosa

Cerca de 1000 pessoas, a maioria delas mulheres, tiveram acesso a informações sobre como detectar a doença e puderam marcar mamografias, através de uma tenda instalada no local. “Este é um dia muito especial para nós do Naspec, porque as informações que transmitimos durante todo o ano são propagadas em um evento como este, com grandes empresas, e com o Sindicato dos Comérciários que nos apoia, porque informação salva vidas”, disse Romilza Medrado, diretora e fundadora do Naspec.

Dados do câncer de mama

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a cada 30 segundos um novo caso de câncer de mama é detectado no mundo, e a cada minuto uma mulher morre vítima da doença, que é a 1ª causa de morte por câncer no Brasil. Até o final de 2011 estão previstos cerca de 2000 novos casos na Bahia, cerca de 800 em Salvador. “Nossa intenção é despertar a sociedade para a questão da saúde. Dentro das atividades em comemoração ao Dia dos Comerciários realizamos o V Seminário de Saúde, quando tratamos do combate e prevenção do câncer de mama e de colo de útero e do ambiente de trabalho saudável”, afirmou Jaelson Dourado, Presidente do Sindicato.

Mulher comerciária

A Secretaria de Gênero do Sindicato apoia o Naspec e suas atividades. A parceria tem promovido debates, feiras e seminários com o objetivo de levar conhecimento e informação à mulher comerciária, que corresponde a 52% da categoria e, devido a carga horária, nem sempre tem acesso a informações e exames. “Uma parceria que mantemos forte há mais de 4 anos porque entedemos a importância da conscientização das comerciárias para o auto exame. Desta forma vamos, não só combater a doença, como reduzir o número de morte de mulheres”, pontuou Cherry Almeida, secretária de gênero.

Auto exame e mamografia

O auto exame é o melhor método para detectar a doença precocemente, quando as chances de cura são maiores. O exame clínico antecipa a mamografia, que deve ser feita depois dos 40 anos e pode confirmar o diagnóstico.”A melhor prevenção é o auto exame e a informação. Por isso o Sindicato apoia, divulga e está presente nestes momentos importantes”, destacou Áurea Andrade, diretora de gênero do Sindicato. “É de extrema e fundamental importância que as comerciárias e toda a sociedade estejam inseridos neste contexto. O câncer de mama precisa de maior atenção, porque é a doença que mais mata mulheres no nosso país”, concluiu a também diretora de gênero Taína de Jesus.

Compartilhe:

Deixe seu recado