Comércio abrirá 8 mil vagas para temporários no fim do ano

Porém, toda a motivação de Neto não se encerrou com a conquista da vaga. O interesse do funcionário ainda é tão grande que, hoje, ele está terminando mais uma etapa para se tornar subgerente ou gerente de uma das unidades da rede.

Neto é um bom exemplo do perfil de candidatos que ocupam as vagas temporárias de fim de ano. Segundo o superintendente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Salvador (CDL), Carlos Roberto Oliveira, as pessoas não estão indo mais “passar uma chuva”. A intenção dessas pessoas é fazer do trabalho temporário, que dura até três meses, um emprego definitivo.

“E mais de 30% dessas vagas acabam sendo mesmo efetivadas”, esclarece Oliveira. As chances também não serão poucas. Segundo o superintendente da CDL Salvador, só na capital baiana e na sua Região Metropolitana serão geradas em torno de 8 mil vagas para o Natal. E é este mês que as grandes lojas começam a receber os currículos e fazer as seleções.

As grandes lojas de departamento são as que mais empregam, segundo Oliveira. Mas ele ainda detalha que é o setor de vestuário o maior selecionador de novos funcionários. “E não são vagas apenas para vendedores. Há vagas para fiscais de ambiente, caixas, repositores, arrumador, vitrinista, etc”.

Para o presidente da Federação do Comércio do Estado da Bahia (Fecomércio), Carlos Fernando Amaral, este ano será ainda melhor do que 2011, por duas razões: o lançamento do Shopping Horto Bela Vista e a expansão do Shopping Barra. “Acreditamos que essas novas lojas trarão um aumento de 10% no número de vagas temporárias”, analisa Amaral.

De acordo com o presidente da Fecomércio, depois que o candidato consegue a vaga temporária, a efetivação depende mais dele do que do empregador. “Se ele tiver um bom desempenho, postura adequada e se esforçar, o comerciante não despede”, salienta Amaral.

Preparação

Segundo o gerente da unidade central do Sinebahia, Moisés Frutuoso, a maior parte das contratações se dará entre a segunda quinzena de outubro e o início de novembro. Por isso, essa é a época de começar a preparar os currículos e observar as seleções que serão abertas.

“Já temos um lojista, na área de calçados, interessado em selecionar, através do Sinebahia, 150 novos vendedores”, comenta. No total, o serviço de intermediação de mão de obra estima a abertura de 4 mil vagas.

Sobre os requisitos exigidos, ele explica que a maioria exige uma experiência de três meses, que pode ser trocada por experiência não comprovada ou por cursos de qualificação.

“O diferencial vem depois do candidato ser efetivado. Se ele tiver boa comunicação, postura profissional, for pontual e atencioso com os clientes, ele terá todas as chances de ser efetivado”. Em relação aos salários pagos, o gerente do Sinebahia afirma que a remuneração varia de R$ 700 a R$ 1.500, por causa das comissões recebidas no comércio.

Ele conta ainda que duas lojas já informaram sobre suas contratações: Insinuante e Ricardo Eletro. São 270 oportunidades de emprego na Bahia. Os interessados poderão se candidatar por meio dos sites (www.insinuante.com.br) e (www.ricardoeletro.com.br), clicando no link ‘Trabalhe Conosco’. As competências e pré-requisitos variam de acordo com cada vaga e estão listados no site.

Contratações

O sócio da rede de lojas de calçados Leão de Ouro, Wanderley Rey, conta que nesta época costuma dobrar o quadro dos seus funcionários. São estimadas 180 oportunidades para vendedores e caixas, sendo a maioria delas para vendedores. Quando questionado sobre requisitos, Rey é direto. “Só exigimos ensino médio completo. Nem experiência pedimos. Vou ser sincero: de cada dez candidatos que entrevistamos, apenas quatro servem”, informa.

O coordenador regional baiano da Associação Brasileira de Shoppings Centers, Edson Piaggio, informa que, este ano, Salvador contará quantitativamente com mais vagas temporárias, por causa da inauguração do Shopping Bela Vista e da expansão do Shopping Barra.

Porém, o percentual de contratações será menor que no ano passado: serão criadas 25% vagas a mais, em relação ao total de postos de trabalho. Em 2011, o crescimento foi de 28%, em comparação com 2010. A justificativa para a redução, segundo ele, é a alta inadimplência do consumidor.

Como conseguir uma vaga?

LOCAIS Para encontrar um emprego temporário, você deve procurar sites de consultorias de RH ou agências de emprego

CONTATOS As redes sociais também são um recurso interessante, mas o melhor caminho é acionar a sua rede de contatos, ou seja, seu networking

COMUNIQUE-SE É fazendo com que as pessoas saibam que você quer um trabalho temporário neste final de ano que você aumenta suas chances

CURRÍCULO Faça um currículo adequado, sem erros de português, colocando o objetivo claramente

PROCESSOS SELETIVOS Participe dos processos seletivos demonstrando toda a sua vontade de conseguir a vaga, suas competências com bons exemplos de comportamento para as perguntas que os entrevistadores fizerem

INFORME-SE Pense nas perguntas que podem ser feitas antes de participar dos processos, assim você já vai mais preparado para respondê-las

EXPERIÊNCIA Foque nas suas qualidades e experiências. Se é uma vaga para o comércio, por exemplo, ter a competência de comunicação pode ser um diferencial

Como ser efetivado?

PROATIVO Demonstre sua vontade em ser efetivado, fazendo o que lhe pedem e deixando clara a sua predisposição em ajudar no que for preciso

EFICIÊNCIA Faça o seu trabalho de forma eficiente

RELACIONAMENTO Ajude seus colegas de trabalho. Demonstre que podem contar com você

COMUNICAÇÃO Comunique-se com clareza, seja de forma oral ou escrita. Cheque se o outro entendeu o que você falou

EMPATIA Pratique empatia, ou seja, coloque-se no lugar do outro. Isso fortalecerá sua capacidade de relacionamento interpessoal

SIMPATIA Busque ser simpático, cumprimentar as pessoas. Além de simpatia, é sinal de educação

CLIENTES Cuide bem do cliente, seja ele interno ou externo. Faça com que ele se encante por você

CONHECIMENTO Se você sabe muito bem algum processo, ensine-o. As pessoas admiram quem divide o conhecimento

FEEDBACK Peça feedback para que você tenha oportunidade de fazer eventuais ajustes

Compartilhe:

Deixe seu recado