Dê um toque especial em sua vida

Este foi o tema da Campanha promovida pelo Sindicato dos Comerciários em parceria com o Núcleo Assistencial para Pessoas com Câncer (Naspec), em comemoração ao Outubro Rosa/2010. O Sindicato esteve no Dique do Tororó, domingo (24/10), com faixas, cartazes e distribuiu material informativo, com dados sobre locais e telefones para atendimento da mulher com os sintomas da doença. Além disso, médicos, enfermeiros e voluntários tiraram dúvidas e esclareceram a população sobre os cuidados com a saúde da mama. “O objetivo do Sindicato é conscientizar as comerciarias para a importância do autoexame. Mulheres que tem uma carga horária extensa, o que dificulta a busca por ajuda. Por isso vamos continuar levando conhecimento para a categoria”, afirmou Cherry Almeida, Diretora do Departamento da Mulher.

Dando continuidade as comemorações, na ultima quinta-feira (28/10), o Sindicato realizou uma palestra sobre prevenção do câncer de mama na nossa sede, e teve como palestrante a enfermeira do Naspec, Kátia Baldini. O câncer atualmente é a doença que mais mata no mundo. Segundo dados da American Câncer Society, hoje 30 mulheres são vítimas por dia no Brasil e 02 na Bahia. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Brasil a doença é responsável por cerca de 11 mil mortes por ano. Destas, 49.240 são relativas aos tumores de mama, com 99% dos casos em mulheres.

A enfermeira falou sobre os tipos mais comuns da doença, as formas de prevenção e os exames complementares, e alertou as comerciarias para o autocuidado com o corpo.”Nós precisamos estar atentas ao nosso corpo, conhecê-lo melhor para evitar que a doença alcance estágios mais graves. O autoexame é simples e deve ser feito depois do período menstrual e, caso detectado inicialmente, as chances de cura podem chegar a 95%”, afirmou Kátia.

Romilza Medrado, fundadora do Naspec, ressaltou a importância das atividades de esclarecimento e prevenção realizadas pelo Sindicato. “O Sindicato dos Comerciários está de parabéns pelos trabalhos realizados junto a categoria na prevenção do câncer, e tem sido para nós uma esperança de que outras categorias sigam o exemplo”, completou.

A diretora do Departamento da Mulher Sueli Bahia, foi uma das mulheres que “se tocou” após uma palestra realizada no Sindicato na campanha de 2009. Para sua sorte, descobriu um nódulo em estágio inicial e um mês depois fez a cirurgia, hoje está atenta a qualquer alteração no seu corpo. “Depois da palestra eu realmente me toquei. Sempre fui atenta ao meu corpo mas acabei relaxando, e por sorte resolvi o problema rapidamente”, afirmou.

Compartilhe:

Deixe seu recado