Dia dos Comerciários: conquista histórica

A data é uma conquista assegurada pela firmeza do Sindicato nas negociações da campanha salarial deste ano. A data nacional é 30 de outubro. Mas, durante muitos anos, nossa entidade garantiu a celebração na terceira segunda-feira do mês.

Nossa conquista começa em 1908, quando comerciários cariocas criaram a União dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro. No dia 29 de outubro de 1932, trabalhadores do comércio se reuniram no Largo da Carioca e ganharam o apoio de ferroviários da Central do Brasil, da Ligth, bancários, professores e Jornalistas. Juntos, seguiram até o Catete, onde ficava o Palácio do governo federal.

Cerca de cinco mil pessoas foram recebidas pelo então presidente Getúlio Vargas, que naquele dia assinou o Decreto Lei nº 4.042,regulamentando a jornada de trabalho, reduzindo a carga horária de 12 horas diárias para 8 horas.

Esse benefício dos comerciários foi ampliado para todos os trabalhadores brasileiros, que passaram também a ter suas jornadas de trabalho regulamentadas nos mesmos termos. O decreto foi publicado no Diário Oficial da União no dia 30 de outubro, consagrando, assim, o Dia do Comerciário.

Vamos celebrar nosso dia com diversão e muita reflexão sobre os novos desafios: a luta contra as perversidades do governo golpista de Michel Temer, que aprovou a PEC 241 para congelar gastos com educação e saúde por 20 anos. Ainda pretende fazer a reforma da Previdência, estipulando a mesma idade para todo mundo se aposentar, o que prejudica as mulheres e os professores. E quer também mexer nos direitos trabalhistas.

A data é muito importante, pois realizamos muitas lutas para convencer os empresários a valorizarem a categoria, aceitando colocar nos acordos salariais o nosso feriado. Vamos à luta, sempre.

Compartilhe:

Deixe seu recado