Dieese divulga dados sobre a inserção dos negros no mercado de trabalho

Os resultados se baseiam nos dados captados pela Pesquisa de Emprego e Desemprego na Região Metropolitana de Salvador (PED-RMS).

A inserção da população negra no mercado de trabalho da Região Metropolitana de Salvador

Os dados da Pesquisa de Emprego e Desemprego da Região Metropolitana de Salvador (PEDRMS) sobre o mercado de trabalho demostram que embora a luta contra a desigualdade e a discriminação racial tenha provocado melhorias de diversos indicadores, a discriminação e a desigualdade persistem como um grande desafio social a ser vencido.

Em 2011, os negros respondiam por cerca de nove em cada grupo de dez pessoas da População em Idade Ativa e da População Economicamente Ativa, esmagadora maioria, portanto, em relação aos não-negros. Contudo, essa população continua encontrando maiores dificuldades no acesso às posições ocupacionais, respondendo pela quase totalidade dos desempregados e recebendo menores rendimentos, até mesmo quando possuem a mesma escolaridade, posição hierárquica e estão no mesmo setor de atividade econômica que os não-negros.

No ano passado, a criação de novas posições de trabalho na RMS embora tenha favorecido à população negra, reduzindo sua proporção entre os desempregados, especialmente a de mulheres, não foi suficiente para eliminar as enormes desigualdades existentes. Além disso, seguem atuando os mecanismos de recrutamento que destinam as posições mais precárias, instáveis e menor remuneradas aos negros, perpetuando a desigualdade e replicando a discriminação.

As informações sobre rendimentos indicam uma evolução menos desfavorável para a população negra entre 2010 e 2011 sem que, contudo, se tenha reduzido significativamente as grandes distâncias que separam negros de não-negros.

O presente estudo apresenta as condições de inserção da população negra no mercado de trabalho na Região Metropolitana de Salvador no período 2010-2011. As informações apresentadas têm origem nos resultados captados pela Pesquisa de Emprego e Desemprego na Região Metropolitana de Salvador – PED-RMS, que também é realizada no Distrito Federal e nas regiões metropolitanas de Recife, Fortaleza, Porto Alegre, Belo Horizonte e São Paulo.

Compartilhe:

Deixe seu recado