Encontro de cipistas capacita 157 trabalhadores

O evento capacitou 157 trabalhadores e contou com a presença da professora e pesquisadora do Núcleo de Estudos Interdisciplinar da Mulher (NEIM) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Petilda Vasquez, da coordenadora do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador (CESAT), Ely Mascarenhas, do engenheiro de Segurança do Trabalho, Carlos Eduardo, do deputado federal pelo PCdoB e integrante da Comissão Especial de Trabalho da Câmara Federal, Daniel Almeida, do presidente da Federação Estadual dos Comerciários (FEC-BA), Reginaldo Oliveira, além dos representantes da Secretária do Trabalho, Emprego, Renda e Esportes (SETRE), Lívia Borges e Roberto Macedo.

Para o deputado, a iniciativa do Sindicato em realizar encontros como esse, para capacitar os trabalhadores do comercio é muito importante. “No Congresso temos várias batalhas importante para os trabalhadores: redução da jornada de trabalho, fim do fator Previdenciário”, afirmou o parlamentar. A ação do departamento de saúde do Sindicato busca capacitar os trabalhadores e alerta-los sobre os riscos das doenças ocupacionais. Na visão da entidade, a situação se tornou um problema de saúde publica no Brasil. O objetivo principal é fazer com que os trabalhadores tenham consciência da importância de um ambiente de trabalho mais saudável e com menor incidência de acidentes e doenças ocupacionais.

Para Oliveira, atualmente o contexto é favorável para os trabalhadores, que sofrem com pressões psicológicas. Para ele, é importante também que sejam identificadas, as doenças psíquicas nos trabalhadores que vivem a empresa 24h. “O grande desafio é atentar para a perda da auto estima desses trabalhadores, e conter as pressões exercidas pelo patronato nos locais de trabalho”, disse.

Compartilhe:

Deixe seu recado