Espetáculo Os filhos da abolição

As apresentações acontecem aos sábados (18h) e domingos (17h) na sede da categoria, em Nazaré, e traz uma abordagem racial, religiosa, política e cultural dos africanos e afrodescendentes de forma forte e descontraída, através de personagens históricos.

A retirada dos negros da África e os horrores vivenciados nos navios negreiros são abordados em uma narrativa que contempla temas atuais e aborda assuntos como cotas para afrodescendentes, desigualdades sociais e preconceito. O espetáculo retrata também a escravidão em suas diversas formas, partindo de uma retrospectiva histórica do tráfico de negros da África ao Brasil e o reflexo da abolição da escravatura para os afrodescendentes nos dias atuais, tal como ela foi dada. São declamados poemas do poeta Castro Alves e textos de domínio público.

Com a apresentação do espetáculo se pretende um despertar para a reflexão acerca das mudanças que podem ser possibilitadas com a conscientização de si e do outro. Propomos também a implantação da Lei nº. 10.639/03, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana nas escolas públicas.

A obra é da Compania Harambê, nós é nois de teatro, idealizada pelo ator e diretor de teatro Cristóvão da Silva, que iniciou sua vida profissional há vinte anos no projeto social mantido pelo Olodum, onde estudou teatro, música, dança e participou de inúmeros trabalhos, entre os principais estão a peça O cabaré da raça, e o filme e minissérie global Ó pai ó. O grupo é formado por 10 adolescentes da periferia de Salvador que vivem em situação de vulnerabilidade e tem sede no Espaço Social Comunitário do Bairro Mussurunga, onde são desenvolvidas atividades artísticas que visam a formação de profissionais para o mercado de trabalho artístico. A peça já foi apresentada em algumas cidades: Salvador- escolas municipais e estaduais, Teatro Dias Gomes, Teatro do IRDEB, Teatro Solar Boa Vista, Teatro Eva Herz- Livraria Cultura, Santo Amaro da Purificação- Teatro Dona Canô, Canudos – Festival do teatro de rua, Brasília- 1ª Mostra de produções do projovem urbano.

Ficha técnica:

Direção e texto: Cristovão da Silva
Elenco: Gabriel Costa, Amanda Santos, Jorge Azevedo, Luciana Oliveira, Joacy Junior, Álvaro da Silva, Malu Alves, Isaac Paiva, Gleice Kali, Marcela Silva, Verônica Caetano e Leandro Paixão.
Duração: 60 minutos
Entrada: R$ 5,00

Compartilhe:

Deixe seu recado