Está sobrando emprego em Salvador

O Sinebahia está disponibilizando mais de 1100 vagas, mas seus postos, que atendiam algo em torno de 800 pessoas por dia, estão atendendo apenas 250. Já o Simm oferece cerca de 350 vagas, mas a procura em seus postos caiu quase 70%.

Para o coordenador de apoio ao trabalho da Secretaria Municipal de Trabalho, Adiltom Ferreira, se trata de um fenômeno que se repete anualmente e que reflete um problema cultural. “Acredito que seja uma tendência que se tem de transferir o problema para o ano que vêm, assim como acontece durante a semana, quando se transfere a busca de trabalho para segunda-feira, tornando a quinta e a sexta os dias mais fracos nos postos do Simm”, conta.

O gerente do Sinebahia , Moisés Frutuoso, tem uma opinião parecida. Para ele, os trabalhadores que não conseguiram uma posição no mercado de trabalho até o início de dezembro, não acreditam que a sorte pode mudar nos últimos dias do ano. “A maior prova disso é que no dia 2 de janeiro, as filas nos postos do Sinebahia são imensas”, acrescenta.

Frutuoso tenta todos os anos reverter esse quadro, alertando as pessoas que buscam trabalho, que esses últimos dias do ano oferecem uma boa oportunidade. “Tentamos orientá-los através da mídia, através de matérias tanto na televisão como nos jornais impressos, de que se trata de uma boa oportunidade, já que a concorrência é pequena, mas não surte efeito. Acho que seja realmente uma questão cultural”, pondera.

Temporário

Essa queda na busca de trabalho ocorre logo depois de um dos meses mais aquecidos. O mês de novembro é o período em que são ofertadas as vagas de trabalho temporário. “Inicia-se em meados de outubro e tanto a oferta, como a procura são muito grandes”, informa Moisés Frutuoso.

Segundo ele, o Sine ofertou 3950 vagas no estado e todas foram preenchidas. Já o Simm, cujo âmbito de atuação se restringe a Salvador, disponibilizou cerca de 500 vagas. De acordo com Frutuoso, de 20 a 25% dos trabalhadores que conseguiram uma vaga temporária serão efetivados.

Oportunidades

Apesar das vagas temporárias terem sido preenchidas, ainda existem muitas oportunidades para vagas efetivas. Entre os segmentos que mais oferecem destaca-se o telemarketing.

Compartilhe:

Deixe seu recado