Gonzagão e Patativa homenageados no Sarau Literário dos Comerciários

Na noite de ontem, 16, o Sarau homenageou dois grandes ícones da música e da poesia nordestina: Luiz Gonzaga e Patativa do Assaré.

Luiz Gonzaga, conhecido como o Rei do Baião foi, segundo a enciclopédia livre (Wikipédia) uma das mais completas, importantes e inventivas figuras da música popular brasileira. Cantando acompanhado de sua sanfona, zabumba e triângulo, levou a alegria das festas juninas e dos forrós pé-de-serra, bem como a pobreza, as tristezas e as injustiças de sua árida terra, o Sertão Nordestino, ao resto do país, numa época em que a maioria desconhecia o baião, o xote e o xaxado.

IMG_7554

Por sua vez, Patativa do Assaré destaca-se por sua vasta obra literária de um homem que foi alfabetizado por apenas alguns meses. Mesmo assim, obteve popularidade nacional, possuindo diversas premiações, títulos e homenagens (tendo sido nomeado por cinco vezes Doutor Honoris Causa). Patativa foi um dos maiores, se não o maior, poeta popular, compositor, cantor e improvisador brasileiro.

O sarau contou com diversos músicos que se revesaram cantando músicas nordestinas, poetas, declamadores e atores que foram ocupando o microfone e recitando trechos das obras dos homenageados.

Veja todas as fotos e vídeos do Sarau Literário, CLICANDO AQUI.

Compartilhe:

Deixe seu recado

Deixe seu recado