Incêndios no comércio trazem riscos aos trabalhadores

Lei Regulamentadora

Conforme a Lei Reguladora 05 (NR 05), toda empresa com mais de 50 funcionários deve manter em seu quadro uma equipe treinada e capacitada para compor a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), que, além de promover um ambiente saudável e evitar acidentes de trabalho, são capacitadas para evitar incêndios, a chamada Brigada de Incêndio. Mas, infelizmente, mesmo com a obrigatoriedade, não há fiscalização suficiente e as empresas deixam de promover a criação de CIPAs.

Fiscalizações

Há muito tempo o Sindicato dos Comerciários de Salvador vem denunciando as más condições vividas pelos comerciários no ambiente de trabalho. Durante as fiscalizações realizadas por nossos diretores, diversos flagrantes de irregularidades são encontrados como fios expostos e desencapados muito próximos dos trabalhadores. Ainda não há provas de que o curto circuito foi causado por fios desencapados, mas a falta de cuidados com as estruturas elétricas das lojas tem sido uma constante. Essa falta de responsabilidade pode gerar grandes perdas ao patrimônio dos empresários e, mais grave ainda, põe em risco a vida dos trabalhadores, que são tomados de surpresa em momentos como estes.

Porém, é necessário destacar que a fiscalização das empresas deve ser feita também pelos trabalhadores, que podem entrar em contato com o Sindicato, enviar fotos pelas redes sociais ou e-mails e registrar queixas, para que sejam enviadas ao Ministério Público e Superintendência Regional do Trabalho de forma que providências sejam tomadas.

Compartilhe:

Deixe seu recado