Inscrições para curso gratuito de informática para jovens terminam quarta-feira

Estudantes do ensino médio da rede pública de ensino que desejam participar de um curso gratuito de Tecnologia da Informação têm até esta quarta-feira, dia 28 de setembro, para se inscrever. Basta entrar no site da Microsoft: www.programas2b.com.br e preencher o formulário on-line.

Depois dessa etapa, serão selecionados 360 alunos das localidades do Bairro da Paz, Mussurunga, Vila Verde, Nordeste da Amaralina, Chapada do Rio Vermelho, Santa Cruz e Camaçari. A iniciativa é da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), por meio do Programa de Aprendizado Jovem (Proaj), em parceria com a Microsoft e o Senai.

De acordo com o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Câmera, o ideal é que os alunos procurem os Centros Digitais de Cidadania (CDCs) para fazer a inscrição. “Nossa meta, em quatro anos, é capacitar 10 mil alunos”, afirma o secretário, acrescentando que as aulas dessa primeira etapa vão acontecer na Fundação Lar Harmonia, no Bairro da Paz; no Centro Social Urbano do Nordeste de Amaralina e em Camaçari, em local ainda a ser definido.

Depois do curso básico, com carga horária de 180 horas, os alunos vão participar de módulos profissionalizantes e ao final todos receberão certificados. Essa é a primeira vez que são realizados cursos nesse formato e a intenção da SECTI é aumentar o número de profissionais capacitados em Tecnologia da Informação e Comunicação para o mercado baiano.

De acordo com pesquisa realizada este ano, pela Associação Brasileira de Empresas de TI, sobraram 92 mil vagas na área no país. A pesquisa aponta ainda que este número pode dobrar até 2013. “Vamos capacitar jovens através Proaj, que tem o foco particular em TIC, além de incentivar a pesquisa com a instalação do Parque Tecnológico da Bahia, que tem o setor como uma de suas áreas prioritárias de atuação”.

Compartilhe:

Deixe seu recado