Instalada comissão para Conferência de Juventude

Fonte: Vermelho

A instalação da comissão organizadora marcou o lançamento da II Conferência Estadual de Juventude da Bahia na última quarta-feira (15/6), em Salvador. A partir de agora, começa o processo de mobilização para a realização das conferências municipais e territoriais que vão escolher os delegados para a plenária estadual, que ocorrerá entre os dias 28 e 30 de outubro.

Com a tarefa de construir e deliberar sobre conferência, a Comissão de Organização Estadual (COE) é formada por 100 integrantes, entre representantes do poder público (Assembleia Legislativa, Câmara e Senado Federal, além de secretarias do Estado) e a sociedade civil, representada pelo Conselho Estadual de Juventude (Cejuve) e outras entidades juvenis.

“Neste primeiro encontro nós já fizemos um planejamento para a construção da Conferência e aprovamos o regimento. A partir de agora até o dia 31 de agosto, estarão acontecendo as conferências municipais de Juventude. Já temos 25 conferências agendadas e a expectativa é de mais de 100 conferências sejam realizadas até o final deste prazo. Teremos também as 26 plenárias territoriais para garantir a participação do maior número de jovens possível”, informou o presidente do Cejuve, Juremar Oliveira.

Segundo Oliveira, a expectativa é que cerca de 100 mil jovens sejam mobilizados dentro do processo, o dobro da 1ª Conferência Estadual. “O fundamental é a qualidade do debate que esta conferência vai ter. Na primeira conferência, como ela não avaliava o processo existente, ela apenas levantava as bandeiras para a juventude, ela tinha um caráter. Esta conferência deve ter um papel maior e decisivo na avaliação maior do que é feito hoje pelas políticas públicas, porque já existem políticas públicas na Bahia e também apresentar as prioridades para os próximos quatro anos, dentro do Plano Estadual de Juventude, que é um Projeto de Lei, que a gente acredita que até a realização da Conferência já tenha sido aprovado pela Assembleia Legislativa da Bahia, que prevê metas para a juventude em todos os campos até 2023″, concluiu o presidente do Cejuve.

Compartilhe:

Deixe seu recado