Jaques Wagner e João Henrique anunciam que metrô será implantado na Paralela

Agora, equipes do governo do Estado e da prefeitura irão se reunir para definir o sistema completo, que ainda deve incluir outras ações, segundo informações da assessoria do governo, com intuito de complementar o sistema.

O projeto inteiro será apresentado na quinta-feira, com a publicação do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI). Em até 40 dias, o edital para realização das obras deve ser publicado, segundo Wagner, para que a construção comece ainda este ano. Para o PMI, foram avaliadas sete propostas de modal – o resultado já havia sido antecipado no dia 21 de junho, mas mesmo assim ainda não havia consenso sobre a escolha.

“O acordo foi feito sobre trilhos no trecho Aeroporto-Rótula do Abacaxi e será complementado com todo um sistema de alimentação que envolve intervenções urbanas, além de a gente começar a projetar já a interligação do bairro de Cajazeiras com o sistema modal de metrô em Pirajá”, diz o governador.

Já o prefeito João Henrique disse que “é importante que o legado de mobilidade urbana que será deixado para Salvador com a Copa do Mundo atenda todo o território da cidade, dentro de uma rede interligada intermodal de transporte coletivo”.

BRT X trilhos

A decisão sobre o modal deveria ter sido publicada ainda em junho. Apesar do impasse, o BRT ainda deve ser usado para “alimentar” o metrô, segundo o governador.

“Quanto mais viabilidade do metrô em construção, mais simpática ela é à construção de um novo”, disse Wagner ao falar sobre a presidente Dilma Rousseff, sem deixar claro se a orientação da presidente havia sido pelo BRT, cujo projeto já está aprovado desde 2009.

O governo federal teria orientado para que o conteúdo da matriz de responsabilidade não fosse modificado nas cidades-sede da Copa 2014 – e a matriz de responsabilidade de Salvador, assinada pela prefeitura em 2009, dizia que a Paralela teria como sistema o BRT. O projeto aprovado pelo governo federal previa verbas de R$ 567 milhões para os ônibus de transporte rápido.

Compartilhe:

Deixe seu recado