Mercado de trabalho puxa vendas de supermercados

Segundo Reinaldo Pereira, gerente da Coordenação de Serviços e Comércio do IBGE, há várias razões que explicam o bom desempenho do setor, a despeito da pressão de aumentos de preços de produtos alimentícios. “São produtos de primeira necessidade, teve aumento de renda. É início de ano, com férias, 13º salário, as pessoas estão com um pouco mais de dinheiro”, enumerou Pereira.

Na comparação com janeiro de 2012, o segmento de supermercados e hipermercados puxou a expansão de 5,9% nas vendas no varejo. A alta de 3,4% nas vendas do setor correspondeu a 29,5% da taxa do varejo no período. “A alimentação responde por 30% da taxa porque o peso dessa atividade é muito alto”, lembrou Pereira.

O segundo maior impacto para a taxa do varejo em janeiro em relação ao mesmo período do ano anterior foi da atividade de Outros artigos de uso pessoal e doméstico, com crescimento de 13,9%, o equivalente a uma contribuição de 22,3% para as vendas no varejo. Em seguida, o segmento de móveis e eletrodomésticos teve impacto de 13,4% para o crescimento do varejo, com aumento de 5,8% nas vendas. (Agência Estado)

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