Pensionistas e aposentados do INSS receberão 13º antecipado

A primeira parcela será de até metade do benefício referente ao mês de agosto e será paga junto com os benefícios de agosto, que vão do dia 25 deste mês até 5 de setembro, variando conforme o número do cartão do segurado. Nela não será descontado o Importo de Renda. Isso só será feito entre o final de novembro e o início de dezembro, quando será depositado o restante do abono.

Já quem começou a receber aposentadoria ou pensão no ano de 2014 também tem direito ao décimo terceiro, mas de forma proporcional.

Não tem direito ao 13º salário quem recebe amparo previdenciário do trabalhador rural, renda mensal vitalícia, amparo assistencial ao idoso e ao deficiente, auxílio-suplementar por acidente de trabalho, pensão mensal vitalícia, abono de permanência em serviço, vantagem do servidor aposentado pela autarquia empregadora e salário-família.

De acordo com a Previdência Social, esta é a nona vez que a gratificação está sendo antecipada. A primeira foi em 2006. O valor será calculado com base no total de meses que a pessoa recebeu seu benefício previdenciário, a partir de janeiro deste ano. Ou seja, se ele começou a receber a aposentadoria em janeiro, o cálculo será feito sobre os 12 meses do ano, e o valor a ser depositado será correspondente a 50% desse total. Se ele começou a receber em março, o cálculo será realizado sobre dez meses, e assim por diante.

 

Compartilhe:

Deixe seu recado