Presidente do Sindicato é entrevistado pela Rádio Metrópole

Na manhã desta terça-feira (17/09), o presidente do Sindicato dos Comerciários Renato Ezequiel foi o entrevistado de Zé Eduardo na Rádio Metropóle. Além de falar sobre temas relacionado ao comércio e aos trabalhadores, o sindicalista respondeu aos comentários dos ouvintes

O dirigente falou sobre as dificuldades nas negociações da Campanha Salarial 2019, impostas pela postura do Sindicato dos Lojistas. “Lamentavelmente, o Sindilojas se mantém intransigente desde o ano passado. Estava tudo certo para assinar desse ano e o sindicato patronal voltou atrás. Não podemos aceitar essa postura”, disse.

Ezequiel falou que o Sindicato está negociando acordos específicos com empresas do comércio lojista. “Já assinamos com 31 empresas, garantindo reajuste salarial, pagamento dos retroativos e dos domingos (R$ 29,00) e feriados (R$ 40,50). Além disso, foram assegurados outros benefícios”, pontuou.

A entrevista também tratou de jornada de trabalho, comissões e pisos salariais praticados no comércio. “Estamos abertos para assinar acordos com mais empresas. Entretanto, é importante assinar a Convenção Coletiva de Trabalho, que será algo bom para os comerciários, o comércio e a cidade”, afirmou.

O presidente do Sindicato criticou ainda a reforma trabalhista, “que só fez precarizar as relações de trabalho, acabou vários direitos trabalhistas e busca enfraquecer os sindicatos”. E também mostrou a preocupação com a situação difícil da economia, “que afeta principalmente as pequenas empresas e os trabalhadores”.

Ao final, Ezequiel também criticou a postura dos shoppings com relação à cobrança de estacionamento para quem trabalha nos estabelecimentos e alertou os trabalhadores para os perigos do saque-aniversário do FGTS, especialmente no momento da demissão.

 

Compartilhe:

Deixe seu recado

Deixe seu recado