Projeto de regulamentação da profissão do comerciário ganha relator

O dirigente da CTB e deputado federal Assis Melo foi escolhido relator do projeto que prevê a regulamentação da profissão de comerciário na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados. A confirmação ocorreu no dia 14/03 e já no dia 15 Assis reuniu-se com a direção da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC) e representantes da categoria nos Estados, a pedido dos líderes da entidade.

Os sindicalistas comprometeram-se em repassar uma agenda com as pautas da categoria para o parlamentar, que pretende promover um grande debate e ouvir todas as partes para tentar chegar a um consenso com o governo federal a fim de viabilizar a aprovação do projeto. “A regulamentação da profissão é um passo importante que o Congresso Nacional está tomando e significa reconhecimento e valorização do profissional do comércio”, afirmou Jaelson Dourado, Presidente do Sindicato. Além da regulamentação, a proposta aborda a questão da jornada de trabalho, piso nacional e trabalho aos domingos.

Quanto a unificação dos valores de domingos e feriados e dos pisos salariais, Dourado sugere um estudo caso a caso, tendo em vista as especificidades e a economia de cada região. “Não será tarefa fácil, porque temos uma desigualdade regional muito grande. Mas é importante lutarmos por isso”. Ele aprova a participação da CTB na relatoria e chama os comerciários a participarem do processo, para que o projeto seja aprovado e o trabalhador beneficiado. “Ter um representante da CTB nas negociações é um grande avanço, mas os comerciários precisam interferir no processo. Nosso papel será de conscientizar os trabalhadores e trabalhadoras para a importância da regulamentação da profissão e dos salários”, completou Dourado.

Compartilhe:

Deixe seu recado

Deixe seu recado