Pronatec oferece mais de 1.700 vagas para cursos gratuitos de qualificação profissional

Os cursos são voltados para beneficiários dos programas sociais do Governo Federal (Bolsa Família) com idades entre 16 e 59 anos, que estejam inscritos no Cadastro Único. A depender do curso, é exigido pelo menos o ensino fundamental incompleto.

O Pronatec tem como foco a oferta de cursos de qualificação profissional, com carga horária entre 160 e 360 horas, em diversos setores da economia. Esse programa tem como finalidade expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos e profissionais de nível médio, e de cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores.

De acordo com a coordenadora do programa em Salvador, a secretária Municipal do Trabalho, Assistência Social e Direitos do Cidadão (Setad), Virgínia Baptista, é importante frisar que as pessoas que participarem desses cursos não perderão o Bolsa Família, e ainda terão a oportunidade de obter uma qualificação profissional que eleve a qualidade de vida familiar e financeira.

As inscrições ocorrerão no período de 11 a 25 de julho, das 8h às 17h, nos seguintes locais: nos postos do Serviço Municipal de Intermediação de Mão-de-obra (SIMM) no Comércio, Cajazeiras e Boca do Rio; Casa do Trabalhador de Periperi; Centro de Informação da Assistência Social (Cias) da Sete Portas; Organização de Auxílio Fraterno (OAF) da Lapinha; SENAC Aquidabã, e IFBA no Barbalho. Para efetivar a inscrição no programa, é necessária a cópia do documento de identidade, CPF, NIS, comprovante de residência e de escolaridade.

Dentre os 33 cursos oferecidos, estão: Camareira em Meios de Hospedagem, Cuidador de Idoso, Auxiliar de Cozinha, Pizzaiolo, Operador de computador, Eletricista industrial, Eletricista predial, Eletricista ferroviário, Operador de processos químicos, Assistente de obras, Pedreiro de alvenaria, Desenhista de topografia, Aplicador de revestimento, Recepcionista em saúde, Recepcionista em hospedagem, Caldeireiro, Mecânico de Manutenção em Refrigeração e Climatização, Almoxarife, Carpinteiro de Obras, Pintor de Obras, Montador de Móveis, Estofador de Móveis, Eletricista de Automóveis, Montador de Veículos Automotores e Auxiliar de Operações em Logísticas.

POSTOS DE MATRÍCULA PRONATEC

SIMM Comércio
Rua Miguel Calmon, 382 – Comércio. CEP: 40.015-010

SIMM Cajazeiras
Estrada do Coqueiro Grande, 1.902 – Fazenda Grande.

SIMM Boca do Rio
Rua Abelardo de Carvalho, 41 – Boca do Rio.

Casa do Trabalhador Periperi
Rua Almáquio Vasconcelos, 13 – 2º andar (Centro Espírita Cruz da Redenção).

CIAS Sete Portas
Av. Djalma Dultra, 28 – Sete Portas.

OAF – Organização do Auxílio Fraterno
Rua do Queimadinho – Lapinha

SENAC Aquidabã
Rua JJ Seabra, 403 – Baixa dos Sapateiros

IFBA
Rua Emídio dos Santos, s/n – Barbalho

Compartilhe:

Deixe seu recado