Salvador sediará seis jogos da Copa do Mundo de 2014

Salvador não sediará a abertura da Copa de Mundo de Futebol de 2014, como pleiteava, mas não pode reclamar da tabela de jogos divulgada nesta quinta-feira (20/10), em Zurique, na Suíça, pela Federação Internacional de Futebol (Fifa). A capital baiana será uma das quatro cidades sedes, onde serão realizados seis jogos do Mundial, inclusive com a realização de um dos jogos das quartas de final, que pode ter a seleção brasileira como um dos times na disputa pela vaga na semifinal.

“A posição do Governo do Estado é que o resultado para Salvador é bom, é positivo, porque nós vamos até as quartas de final. Só quatro cidades terão este privilégio de fazer seis jogos: Fortaleza, Belo Horizonte, São Paulo e Salvador. Isso significa que só estaremos fora da competição por uma semana. Isso vai reforçar muito o turismo, inclusive no São João, pois teremos jogo no São João”, informou o secretário Estadual para Assuntos da Copa, Ney Campello.

Segundo o secretário, o governo não está insatisfeito pelo fato de Salvador não ter sido a escolhida para a abertura da Copa. “É realmente um resultado positivo, ainda que nós desejássemos a abertura e não tivemos êxito no pleito. A gente sabia que isto dependia de uma decisão da Fifa e a Fifa pelos seus critérios decidiu por outras cidades. Mas, o governo não está insatisfeito e vai tomar todas as medidas para confirmar também a nossa participação como sede da Copa das Confederações e tirar proveito destes dois eventos”, destacou.

Campello informou ainda que buscará informações junto à Fifa para saber os motivos que levaram a entidade a deixar sobre condicionamento a participação de Salvador como sede da Copa das Confederações, em 2013. “A própria Fifa divulga um mapa que coloca Salvador entre as cidades com sinal verde. Eu não sei dizer qual o critério para o condicionamento. Nós vamos perguntar à Fifa e seja ele qual for, será superado pelo governo do estado, porque nós não admitimos estar fora da Copa das Confederações”, ressaltou o secretário da Secopa.

Tabela dos jogos

Como já era esperado, a Fifa divulgou que a abertura da Copa do Mundo acontecerá em São Paulo e a grande final no Rio de Janeiro, que só receberá a seleção brasileira se ela disputar a final. Os dois outros jogos da seleção na fase de grupos acontecem em Fortaleza (CE) e Brasília (DF).

Salvador receberá seis jogos em 2014. Das seis partidas, quatro serão da fase de grupos, uma será válida pelas oitavas de final e uma pelas quartas de final. O primeiro jogo que será realizado na capital baiana acontecerá no dia 13 de junho, com o jogo de estréia do Grupo B. Mais três grupos realizarão jogos na cidade. No entanto, a seleção brasileira só joga em Salvador se for a segunda colocada do grupo A e chegue as quartas de final da competição.

Compartilhe:

Deixe seu recado