Sindicato dos Comerciários realiza 3º Seminário de Saúde

Contribuíram com as discussões o advogado previdenciário da entidade Celso Vedovato, o advogado Fernando Guimarães, o presidente da Associação dos Aposentados da Bahia Gilson Costa, a professora da Unijorge Petilda Vasquez, o diretor da CTB-Bahia (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) Fernando Dantas e o ex-perito do INSS Bruno Gil.

Para Jaelson Dourado, presidente da entidade, a realização de seminários é muito importante para a categoria ter um conhecimento maior sobre os seus direitos na área de saúde do trabalho. Adilson Alves, coordenador do Departamento, entende que as atividades também servem para o Sindicato ter maiores informações sobre como anda o ambiente de trabalho nas empresas e encaminhar soluções para os problemas.

Com relação à aposentadoria, o seminário concluiu que o Fator Previdenciário, criado pelo então presidente FHC, é prejudicial a todos. Enquanto os homens perdem 11% no valor da aposentadoria, as mulheres chegam a perder cerca de 27%. Quanto ao assédio moral, o entendimento é que se faz necessário o esclarecimento permanente e ações coletivas para coibir o absurdo. Para diminuir o índice de doenças ocupacionais, a alternativa apontada foi a prevenção, a partir de um trabalho mais eficaz das cipas.

Compartilhe:

Deixe seu recado