No último dia 22 de janeiro, vários sindicatos se reuniram no Espaço Cultural dos Comerciários de Salvador para planejar ações unificadas nesse ano, a começar pela campanha salarial unificada das categorias que possuem a mesma data-base.
Além de dirigentes do Sindicato da capital, estiveram presentes presidentes e diretores dos sindicatos de Lauro de Freitas, Itaberaba, Castro Alves, Itabuna, Irecê e Juazeiro.
Para Euridéia Santos, presidenta do sindicato de Lauro de Freitas, “atuar de forma unida permite a categoria conquistar mais vitórias, que ajudarão a melhorar a vida de quem trabalha no comércio”. Jairo Araújo, presidente do sindicato de Itabuna, entende que essa deve a primeira de muitas outras ações a serem realizadas por essas entidades. Reginaldo Oliveira, dirigente de Salvador e articulador do encontro, considerou o evento muito positivo. “A nossa decisão de desenvolver lutas unificadas tem como objetivos centrais avançar na luta, obter novas conquistas para a categoria e atuar com unidade e amplitude no estado”, afirmou.
Cenário propício
O cenário atual promete grandes conquistas. 2009 foi mais um ano positivo para o comércio baiano. Em novembro, cresceu 8,1% em relação ao mesmo período do ano anterior. Mesmo com a crise mundial. É por isso que a Bahia tem o terceiro maior comércio do Brasil e o primeiro do Norte/Nordeste. O desafio é fazer refletir os bons números em melhores salários e condições de trabalho mais dignas.
O caminho está propício. Sob o comando de um ex-sindicalista e nordestino, em nosso país, 50 milhões de brasileiros tiveram mobilidade social (40 milhões saíram das classes D e E para a classe C; outros 10 milhões deixaram a linha de pobreza). Salário mínimo valorizado, bons programas sociais e 12 milhões empregos gerados, com carteira assinada, são marcas do novo Brasil. Na Bahia, em apenas quatro anos, o Governo Wagner entregará aos baianos cinco grandes novos hospitais. O TOPA (Todos Pela Alfabetização) alfabetizou 460 mil pessoas em três anos. Depois de reformar o estádio de Pituaçu, o governo lutou e assegurou Salvador como uma das sedes da Copa 2014.
Cabe aos sindicatos e a categoria comerciaria na Bahia aproveitarem o cenário propício para desenvolverem grandes lutas e conquistarem novas vitórias.