Ufba dará oito mil isenções a candidatos

Fonte: Tribuna

A partir desta quinta-feira, 19, estudantes podem requerer a isenção do pagamento da taxa de inscrição do vestibular da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Serão oito mil isenções para estudantes que cursam ou concluíram todo o ensino médio na rede pública – municipal, estadual e federal.

As inscrições serão realizadas, exclusivamente, pelo site (www.vestibular.ufba.br), até o dia 30 de maio. Os candidatos que não possuírem acesso à internet podem comparecer a um dos postos de atendimento do Serviço de Seleção, Orientação e Avaliação (SSOA) para solicitar a isenção, na capital, Barreiras e Vitória da Conquista.

O candidato deve pagar o boleto bancário no valor simbólico de R$ 5. Caso não seja contemplado na relação final com os oito mil que terão a isenção, o valor será abatido na taxa de inscrição.

“É uma oportunidade para os alunos das escolas públicas poderem participar do vestibular e terem chance de ingressar na universidade”, avalia a diretora do SSOA, Antônia Caló.

A estudante Ana Pérola Silva, 19, está animada com a possibilidade de não pagar taxa de inscrição para o vestibular. “É interessante, pois dá oportunidade a todos”, festeja ela, que está fazendo curso pré-vestibular para tentar uma vaga na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Em 2010, a taxa de inscrição para o vestibular foi de R$ 100.

Notas – Caso haja um número maior de inscritos do que as oito mil isenções ofertadas, os estudantes serão selecionados conforme as notas obtidas nas disciplinas de português e matemática durante o ensino médio. Em 2010, foram mais de 12 mil inscritos.

Não serão isentos, os estudantes que já foram matriculados em alguma instituição de nível superior, mesmo que não portem o diploma.

A lista de contemplados será divulgada no dia 3 de junho e o estudante deverá apresentar a documentação até o dia 22 de junho. Os contemplados devem ficar atentos, pois o benefício não garante a inscrição automática no vestibular 2011.

As inscrições para o processo seletivo da universidade estão previstas para o período de 2 a 24 de agosto.

Calendário do vestibular da Ufba

19 a 30/05 – Inscrição para isenção

até 03/06 – Resultado da isenção

02 a 24/08 – Inscrições para o vestibular

05/11 – Cartão informativo do candidato

13 e 14/11 – Prova 1ª fase

18 e 19/12 – Prova da 2ª fase

Jan e fev/2012 – Matrículas

Compartilhe:

Deixe seu recado