Vendas em shoppings cresceram 18,6% em 2011, diz associação

Novos shoppings

De acordo com a entidade, foram inaugurados 22 empreendimentos no ano passado. Ao término de 2011, o mercado de shopping centers contava com 430 empreendimentos em operação no Brasil e ultrapassava a marca dos 10 milhões de metros quadrados em área bruta locável (ABL), empregando 775 mil pessoas, diz a entidade, em nota.

A maior parte desses novos shoppings foi construída em municípios com até 500 mil habitantes, e sete deles foram erguidos em capitais.

O total de lojas presentes nos shoppings brasileiros soma 80.192, um aumento de 11% comparado ao ano anterior – 82% delas são lojas satélites (lojas menores), 4% de lojas âncoras (principais lojas do shopping, que geralmente ocupam áreas maiores) e 3% de megalojas. As lojas de serviços correspondem a 8% e o os 3% restantes ficam com a área de lazer.

De acordo com a divulgação, as classe sociais predominantes nos shopping centers continuaram sendo, em 2011, as A e B, que representam 56% do total de visitantes. As classes C e D apresentaram, contudo, um crescimento de 10% no total de visitantes dos shoppings e juntas somaram 44% do total.

Previsões para 2012

Para este ano, a Abrasce prevê alta de 12% nas vendas e inauguração de mais 43 shoppings, sendo 29 em cidades do interior. Os novos empreendimentos devem somar cerca de 1,5 milhão de metros quadrados de ABL e, gerar aproximadamente 115 mil novos empregos, diz a associação.

Compartilhe:

Deixe seu recado